Universidade dos Açores

Evento

6ª sessão do ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”

6ª sessão do ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”

Na continuidade do ciclo de seminários "Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar", organizado no âmbito da 1ª edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, decorrerão dois novos seminários: "Ambientes digitais de aprendizagem: potencialidades e desafios no ensino da matemática" e "Filas de espera: fila única ou em paralelo?". Os seminários serão proferidos, respetivamente, pela Professora Doutora Isaura Ribeiro e pela Professora Doutora Rita Brandão, do Departamento de Matemática, e decorrerão no próximo sábado, dia 19 de maio, com início pelas 10h, no Anf. III do Complexo Científico da Universidade dos Açores.

Segundo os organizadores do ciclo de seminários, Margarida Dias, Ana Paula Garrão e Ricardo Cunha Teixeira, a convergência de saberes e o entrosamento entre diferentes áreas científicas constitui uma mais-valia no percurso de formação dos professores de Matemática dos Ensinos Básico e Secundário, justificando-se em pleno a pertinência deste ciclo de seminários.

Os seminários terão a duração total de, aproximadamente, 2 horas. Serão emitidos certificados de participação a todos os interessados. A entrada é livre.

Ambientes digitais de aprendizagem: potencialidades e desafios no ensino da matemática
Orador: Isaura Ribeiro (DM, UAc) Hora: 10h00

Resumo: As inovações tecnológicas fornecem novas possibilidades para transformar o processo de ensino/aprendizagem, dando ênfase à interacção e, de acordo com as tecnologias mais recentes, permitindo a implementação das designadas comunidades de prática. Neste cenário, a criação de ambientes virtuais de aprendizagem específicos para apoiar iniciativas educacionais, oferece novas perspectivas de exploração de estratégias voltadas para a construção e a difusão do conhecimento. A literatura tem explorado bastante a avaliação destas ferramentas, sob o ponto de vista da qualidade do produto. No entanto, a qualidade e produtividade do processo de utilização e desenvolvimento de conteúdos, particularmente pelos professores, têm sido pouco abordadas. Neste contexto, propõe-se um método de avaliação dos conteúdos produzidos. Este método orienta a decisão e as acções a tomar no sentido de mais facilmente se garantir a qualidade e, consequentemente, a satisfação das exigências dos vários elementos do processo de ensino/aprendizagem.
 
Nota biográfica: Isaura Ribeiro é doutorada em Informática pela Universidade dos Açores e docente no Departamento de Matemática desta Universidade. Lecciona diversas unidades curriculares nas áreas de Multimédia e Interacção com o utilizador. Desenvolve investigação nas áreas de Interactividade (Interacção com o utilizador) e e-learning.

Filas de espera: fila única ou em paralelo?
Orador: Rita Brandão (DM, UAc) Hora: 11h00
 
Resumo: As filas de espera fazem parte do nosso dia-a-dia. Deparamo-nos com elas quando pretendemos, por exemplo: efetuar o pagamento das compras no supermercado, fazer um depósito num banco, aviar uma receita numa farmácia, comprar um bilhete no cinema. Nesta sessão, começaremos por efetuar uma caracterização de um sistema de filas de espera e apresentar as medidas de desempenho usualmente utilizadas na sua análise. Ilustraremos a aplicação da teoria das filas de espera através da comparação entre um sistema com uma fila única e múltiplos servidores e um sistema com uma fila para cada servidor.
 
Nota Biográfica:
Rita Brandão é licenciada em Matemática/Informática pela Universidade dos Açores (1993) e doutorada em Matemática, especialidade de Investigação Operacional, pela Universidade dos Açores (2006). É docente do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores desde 1994, onde tem exercido vários cargos de gestão e lecionado diversas unidades curriculares nas áreas de estatística, investigação operacional e programação. Desenvolve as suas atividades de investigação no âmbito do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores e do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST), onde é membro efetivo desde dezembro de 2006. O seu trabalho tem incidido, principalmente, no desenvolvimento de metodologias que permitam analisar resultados de simulações de acontecimentos discretos, que apresentem algum tipo de não estacionaridade, através da construção de metamodelos de simulação.

Para mais informações sobre o ciclo de seminários, consulte o cartaz em anexo e os links:
 
http://sites.uac.pt/mmatp/2012/02/27/seminarios/
 
https://www.facebook.com/events/357841417611508/

Descarregar anexo


2012-5-16 por Ricardo Cunha Teixeira
AcessibilidadeD. XHTML CSS
desenvolvido por morfose e UAç © 2010 | Termos de utilização