Universidade dos Açores

Evento

5ª sessão do ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”

5ª sessão do ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”

Na continuidade do ciclo de seminários "Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar", organizado no âmbito da 1ª edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, decorrerá um novo seminário: "Modelos Numéricos em Biomatemática", proferido pela Prof.ª Doutora Sílvia Barbeiro, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Este seminário de formação destina-se exclusivamente a professores de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Decorrerá no próximo sábado, dia 5 de maio, entre as 10:00 e as 12:00, na Sala 5 do Complexo Científico da Universidade dos Açores. Pede-se a todos os interessados que tragam consigo um portátil com o software Excel instalado.

Segundo os organizadores do ciclo de seminários, Margarida Dias, Ana Paula Garrão e Ricardo Cunha Teixeira, a convergência de saberes e o entrosamento entre diferentes áreas científicas constitui uma mais-valia no percurso de formação dos professores de Matemática dos Ensinos Básico e Secundário, justificando-se em pleno a pertinência deste ciclo de seminários.

O seminário terá a duração de, aproximadamente, 2 horas. Serão emitidos certificados de participação a todos os interessados. A entrada é livre.

Modelos Numéricos em Biomatemática

Orador: Sílvia Barbeiro (FCT, UC) Hora: 10h00

Resumo: Nesta sessão vamos explorar modelos matemáticos simples para diversos fenómenos biológicos, tais como crescimento de populações ou propagação de doenças infecciosas. Esses sistemas dinâmicos têm propriedades qualitativas muito interessantes que iremos ilustrar graficamente. Com a ajuda do programa Excel vamos, literalmente, pôr soluções em movimento. Na segunda parte da sessão iremos pedir aos participantes que "metam a mão na massa" e que respondam à pergunta "Como cresce o bolor no pão?". Os assuntos abordados poderão constituir uma base de trabalho para o planeamento de actividades que podem ser levadas para a sala de aula com o objectivo de despertar o interesse dos alunos pela modelação matemática e aplicação de conhecimentos em temas como sucessões e derivadas. Os participantes devem trazer um computador portátil, com o programa Excel instalado.

Breve nota biográfica: Sílvia Barbeiro é licenciada e mestre em Matemática e doutorada em Matemática Aplicada pela Universidade de Coimbra. Durante o doutoramento realizou investigação na Universidade Técnica de Berlim e fez trabalhos de pós-doutoramento na Universidade do Texas em Austin. Actualmente é professora auxiliar no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Desenvolve a sua actividade de investigação nas áreas de análise numérica e matemática computacional. Os seus trabalhos incluem a formulação de modelos matemáticos e o desenvolvimento e análise de métodos numéricos para equações de derivadas parciais e equações integro-diferenciais, com aplicações em diferentes áreas de engenharia e biomatemática. Participa regularmente em várias actividades de extensão universitária e divulgação científica. Faz parte da direcção da Delegação Centro da SPM.

Para mais informações sobre o ciclo de seminários, consulte o cartaz em anexo e os links: 

http://sites.uac.pt/mmatp/2012/02/27/seminarios/

https://www.facebook.com/#!/events/232612750173551/

Descarregar anexo


2012-4-30 por Ricardo Cunha Teixeira
AcessibilidadeD. XHTML CSS
desenvolvido por morfose e UAç © 2010 | Termos de utilização