Universidade dos Açores

Evento

3ª sessão do ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”

3ª sessão do ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”

Na continuidade do ciclo de seminários "Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar", organizado no âmbito da 1ª edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, decorrerão dois seminários: Interacções entre o Português e a Matemática na sala de aula e Matemática, Jogos (Tradicionais e Desportivos) e Actividade Física. Os seminários serão proferidos, respectivamente, pela Professora Doutora Susana Mira Leal e pela Professora Doutora Maria Isabel Condessa, docentes do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e decorrerão no próximo sábado, dia 17 de março, pelas 10h, no Anf. III do Complexo Científico da Universidade dos Açores.

Cada seminário terá a duração de, aproximadamente, 50 minutos, seguido de um breve debate. Serão emitidos certificados de participação a todos os interessados. A entrada é livre. Participe!
 

Interacções entre o Português e a Matemática na sala de aula

Orador: Susana Mira Leal (DCE, UAc)    Hora: 10h

Resumo: Assumir a complementaridade entre o Português e a Matemática constitui um primeiro passo para um trabalho articulado e consistente com vista à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de competências por parte dos alunos (do 1.º ciclo ao secundário, passando inclusive pelo pré-escolar). A excessiva disciplinarização do saber e as dificuldades de implementação de práticas inter e transdisciplinares nas escolas não têm, contudo, facilitado a potenciação de sinergias entre o Português e a Matemática. Tais sinergias tornam-se, todavia, tão mais prementes quanto mais se evidencia a elevada taxa de reprovação nestas disciplinas e a sua estreita interdependência com dificuldades de compreensão na leitura dos alunos, quanto mais se reforça ao nível dos documentos oficiais nacionais ou regionais (programas das disciplinas, Referencial Curricular para a Educação Básica dos Açores, entre outros) a necessidade de a Matemática ter em conta o desenvolvimento de competências ao nível do Português e vice-versa. Este seminário pretende promover a reflexão sobre estas questões e ilustrar caminhos de interação entre o Português e a Matemática na sala de aula.

Nota biográfica: Susana Mira Leal concluiu a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português-Inglês (ensino de) em 1994, tendo exercido a docência nos ensinos básico e secundário entre 1994 e 1999, ano em que ingressou na carreira docente universitária. Em 2000 concluiu o Mestrado em Supervisão pela Universidade de Aveiro e, em 2009, o Doutoramento em Educação, na especialidade de Metodologia do Ensino do Português. É membro do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd) e professora auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, sendo responsável pela lecionação de disciplinas como Didáctica das Língua Portuguesa e Iniciação à Prática Profissional em Contexto Educativo Pré-escolar e Escolar, na licenciatura em Educação Básica, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Concepção, Planeamento e Organização da Formação, na Pós-Graduação em Gestão da Formação, Supervisão e Metodologia do Ensino das Línguas, no Mestrado em Supervisão Pedagógica.

 
Matemática, Jogos (Tradicionais e Desportivos) e Actividade Física

Orador: Maria Isabel Condessa (DCE, UAc)     Hora: 11h

Resumo: Embora para muitas pessoas a matemática e a actividade física e desportiva (curricular e extar-curricular) pareçam ser actividades mutuamente exclusivas, pois têm propósitos e suscitam sentimentos distintos, tentaremos nesta sessão sensibilizar para a possibilidade de uma interligação de saberes e práticas através da interdisciplinariedade. Se um dos argumentos mais utilizados pelos alunos quando lhes dizem que devem estudar Matemática é "Para que serve isto na vida real?", através desta intervenção temos o intuito de ensaiar a aplicação de alguns conteúdos matemáticos, leccionados na Educação Básica, à análise das práticas físicas, lúdicas e desportivas. Por fim, iremos apresentar alguns ambientes de aprendizagem e as potencialidades pedagógico-didácticas de algumas actividades físicas e corporais: uma apresentadas nas brincadeiras e jogos tradicionais infantis, outras em práticas mais organizadas - nos jogos e outras práticas desportivas.

Nota biográfica: Maria Isabel Condessa doutorou-se no Ramo das Ciências da Educação, especialidade de Metodologia do Ensino da Educação Física, pela Universidade dos Açores em 1999. É docente do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores nas áreas de Educação Físico-Motora e de Didáctica e Metodologia das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora. De entre as funções que desempenha atualmente, é Coordenadora do Curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica do Departamento de Ciências da Educação e Membro Integrado do Centro de Investigação em Educação da Criança (CIEC), unidade de I&D (EDU-NORTE-BRAGA-644) da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Foi responsável pelo projecto “PIRATA- CB”, projecto de investigação de Recolha e Análise de Tradições Açorianas "A Cultura do Brincar”, da responsabilidade da Universidade dos Açores e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É autora e co-autora de vários artigos, capítulos de livro e livros.


Para mais informações sobre este ciclo de seminários, consulte o cartaz em anexo e os seguintes links:

http://sites.uac.pt/mmatp/2012/02/27/seminarios/

https://www.facebook.com/events/284599978275999/#!/events/284599978275999/

Descarregar anexo


2012-3-12 por Ricardo Cunha Teixeira
AcessibilidadeD. XHTML CSS
desenvolvido por morfose e UAç © 2010 | Termos de utilização