Universidade dos Açores

Evento

2ª sessão do ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”

2ª sessão do ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”

Na próxima sexta-feira, dia 9 de março, decorrerá o seminário "Como reinventar a matemática na sala de aula?", inserido no ciclo de seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”.

Para mais informações sobre este ciclo de seminários, consulte o cartaz disponibilizado abaixo e os seguintes links:

http://www.youtube.com/watch?v=rZFD_xTly1U&feature=youtu.be

http://sites.uac.pt/mmatp/2012/02/27/seminarios/

A palestra terá como duração, aproximadamente, 50 minutos, seguido de um breve debate. Serão emitidos certificados de participação a todos os interessados. A entrada é livre. Participe!

Como reinventar a matemática na sala de aula?

Oradores: José Manuel Cascalho (DCE, UAc) e Ricardo Cunha Teixeira (DM, UAc)

Resumo: É possível reinventar a matemática na sala de aula? Como? E de que forma o recurso aos processos de modelação matemática, à apropriação do percurso histórico de como ideias matemáticas foram desenvolvidas, são importantes para esse objectivo? E qual o papel do professor e dos alunos nessa tarefa de transformação?

O construtivismo na matemática tem dado muito que falar nos últimos anos em Portugal. Quando se fala na reconstrução de conhecimentos matemáticos na sala de aula, também se fala na matemática que aborda questões concretas e teme-se que este paradigma resulte numa abordagem superficial, que não se traduza na compreensão por parte dos alunos, no alcance que a linguagem matemática tem, pelo seu poder de abstração e de dedução.

Nesta apresentação far-se-á uma discussão em torno da ideia da reinvenção da matemática na sala de aula, através de exemplos, procurando esquematizar o conceito em torno de tarefas exploratórias e de modelação matemática, bem como o papel da tecnologia nesse processo. Promover-se-á a discussão sobre as consequências que a opção por esta estratégia tem na postura do professor na sala de aula. Serão apresentadas ainda algumas atividades no GeoGebra.

Notas Biográficas

José Manuel Cascalho

É licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Informática pela Universidade dos Açores. Atualmente é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores.
Na área da educação, nos últimos anos, tem sido responsável pela lecionação de disciplinas ligadas à didáctica da matemática, na formação de professores para o primeiro ciclo e educadores, e tem alguma investigação na área da utilização da tecnologia como suporte à aprendizagem, através de sistemas inteligentes que utilizam paradigmas computacionais na área de agentes.

Ricardo Cunha Teixeira

É licenciado e mestre em matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e doutorado em Matemática pela Universidade dos Açores. Atualmente é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores.
Nos últimos anos, tem sido responsável pela lecionação de disciplinas como Matemática Aplicada às Ciências Biológicas, nas licenciaturas em Biologia e em Ciências Biológicas e da Saúde, e Aplicações da Matemática, na licenciatura em Educação Básica. Também foi responsável pela lecionação de módulos no Ciclo Básico de Medicina e no Mestrado em Matemática para Professores.
Tem investigado na área dos contradomínios numéricos, demonstrando atualmente interesse pela área da biologia matemática, com particular ênfase nas aplicações à Ecologia. Dedica particular atenção ao Ensino da Matemática, tendo participado ao longo dos anos em vários encontros nacionais e internacionais de Educação e de Divulgação da Matemática. Tem organizado diversos eventos de Divulgação da Matemática e da Ciência, dos quais se destacam Um passeio pela Ciência, Tardes de Matemática-Açores, Campeonato Regional de Jogos Matemáticos e Matemagicolândia.

Descarregar anexo


2012-3-5 por Ricardo Cunha Teixeira
AcessibilidadeD. XHTML CSS
desenvolvido por morfose e UAç © 2010 | Termos de utilização