Universidade dos Açores

Apresentação

O Departamento de Matemática (DM) reúne as áreas científicas de Matemática, Informática e Estatística e Investigação Operacional, e desenvolve actividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade.

No âmbito do ensino, o DM é responsável pela Licenciatura em Informática, Redes e Multimédia, com componentes de formação em Engenharia de Redes, Programação Web, Sistemas de Informação e Multimédia. Com base num protocolo com o Instituto Superior Técnico, o DM tem à sua responsabilidade os preparatórios do curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores e do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. É também responsável pelo Curso de Especialização Tecnológica em Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Nível V).

Tem ainda a seu cargo a Pós-graduação em Análise de Dados e Gestão de Informação que se destina a profissionais, de todas as áreas científicas que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos relativos à recolha e tratamento de informação.

O DM tem também a seu cargo a docência de numerosas disciplinas de cursos afectos a outros Departamentos desta Universidade, nomeadamente em diversos cursos de Engenharia e em cursos nas áreas da Biologia, Saúde, Economia, Gestão, Sociologia e Ciências da Educação.

No âmbito da investigação, está sedeado no DM o Centro de Matemática Aplicada e Tecnologias de Informação (CMATI). É uma unidade de investigação e desenvolvimento (I&D) que tem por objectivo fundamental a promoção da investigação científica, fundamental e aplicada, nas áreas da Matemática e Informática, com especial incidência na modelação de fenómenos no domínio das ciências e da tecnologia.

Paralelamente, o DM procura disponibilizar à comunidade os meios para conjugar as potencialidades da Matemática e da Informática, que proporcionem, na sociedade de informação actual, as competências necessárias para resolver situações concretas da Região, assegurar um ensino de qualidade que minimize o insucesso escolar, ultrapassar a insularidade e evitar a infoexclusão, com vista a um pleno exercício da cidadania.

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